CPA (Comissão Própria de Avaliação)

Introdução

No dia 14 de abril de 2004, o governo federal promulgou a Lei nº 10.861 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tendo como um de seus componentes a avaliação institucional. Determinando que em cada Instituição de Ensino Superior (IES), seja formada uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem como função coordenar e articular o processo interno de avaliação institucional e dispor as informações da instituição solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação e Cultura (INEP/MEC).

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição.

Avaliação Externa – Realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

 

O que é a CPA?

Tem como atribuição principal conduzir os processos de autoavaliação internos da instituição (Unidade FATEC-Bauru), bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP.

 

Função da CPA diante do CENTRO PAULA SOUZA (CPS)?

As CPAs das Fatecs têm por finalidade contribuir com o planejamento, elaboração, coordenação e monitoramento da política de autoavaliação institucional e a Coordenadora de Ensino Superior (CESU) deverá promover, no que couber, a interlocução com os órgãos de regulação, supervisão e avaliação.

 

Para que serve a auto-avaliação?

Somente através dela é possível descobrir e perceber falhas e pontos positivos em todos os componentes que envolvem a Instituição. Não tem caráter punitivo.

 

O que é avaliado?

A Comissão avalia tudo o que envolve a Instituição e o ensino-aprendizagem.

 

Quando são feitas as avaliações?

As avaliações ocorrem conforme cronograma previamente definido pela CPA. Participam alunos, professores e funcionários. Toda avaliação é realizada individualmente e sem identificação, para preservar a identidade de quem a faz.

 

Membros atuais da CPA

A CPA da FATEC-Bauru foi nomeada pela Portaria nº 08/2016 de 14/04/2016, e está assim composta:

 

Membros Titulares:

·         Luis Alexandre da Silva – Docente (Presidente)

·         Henrique Pachioni Martins – Docente

·         Eugênio de Mira – Técnico-Administrativo (Secretário)

·         Paulo Sérgio Pereira Pinto – Técnico-Administrativo

·         Ricardo Hanawa – Discente

·         Juliane Regina de Oliveira – Discente

·         Sidney Ruas Gonçalves Júnior – Sociedade Civil

·         Fábio Ferreira – Sociedade Civil 

 

Membros Suplente:

·         Célio Favoni–Docente 

·         Claudines Torres – Docente

·         Priscilla Mainini de Oliveira – Técnico-Administrativo

·         Ralf Felipe Dworak– Técnico-Administrativo

·         Vinicius Rideo Yoshino – Discente

·         Matheus Melo Antiquera – Discente

·         Lucia Helena Mainini – Sociedade Civil

·         Luciana de Maria de Mira – Sociedade Civil 

 

 

Relatórios

Relatório Parcial de Auto Avaliação – FATEC-Bauru – 2016

 

 

Cronograma de atividades da CPA 2017:

 

Período

Ação

Observações

Março de 2017

Emissão e encaminhamento dos relatórios parciais, bem como a postagem do 2º relatório parcial da CPA no sistema e-MEC

Será colocado no sistema e-MEC até dia 31 de março.

Abril a novembro de 2017

Reuniões, aplicação de instrumentos de avaliação, análise da avaliação institucional

Divulgação ampla do resultado da pesquisa de 2016.

Novembro de 2017 a fevereiro de 2018

Reuniões e elaboração de relatório integral (trienal)

Março de 2018

Emissão e postagem do relatório integral (trienal) da CPAs nas Fatecs

Com base nos relatórios parciais dos anos de referência 2015 e 2016