A Fatec /

Cursos

.

Automação Industrial

O Tecnólogo em Automação Industrial forma o tecnólogo que atua no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação, na automatização dos chamados "processos contínuos" que envolvem a transformação ininterrupta de materiais, por meio de operações biofísicoquímicas. Na sua atividade são bastante empregadas tecnologias como: controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, sistemas supervisórios, entre outras.

 

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Tadeu Pellison

e-mail: antonio.pellison@fatec.sp.gov.br

Horário Projeto Pedagógico

Banco de Dados

O Tecnólogo em Banco de Dados projeta, implementa e gerencia bases de dados. A partir de recursos técnicos e ferramentas de programação e supervisão, desenvolve métodos de segurança e integridade, aplicativos de dados, administrando ambientes e planejando estratégias de utilização. É responsável também por manter ativos e em operação os sistemas de dados, zelando pelo sigilo sobre as informações. A administração de contas e a documentação técnica também fazem parte das atividades desse profissional.

 

Coordenador: Prof. Me. Claudines Taveira Torres

e-mail: claudines.torres@fatec.sp.gov.br

Horário Projeto Pedagógico

Redes de Computadores

O Tecnólogo em Redes de Computadores é o profissional que elabora, implanta, gerencia e mantém projetos lógicos e físicos de redes de computadores locais e de longa distância. Conectividade entre sistemas heterogêneos, diagnóstico e solução de problemas relacionados à comunicação de dados, segurança de redes, avaliação de desempenho, configuração de serviços de rede e de sistema de comunicação de dados são áreas de desempenho desse profissional. Conhecimentos de instalações elétricas, teste físico e lógico de redes, normas de instalações e utilização de instrumentos de medição e segurança são requisitos à atuação desse profissional.

 

Coordenadora: Prof.ª Me. Ana Carla Lanzi Ciola

e-mail: ana.ciola@fatec.sp.gov.br

Horário Projeto Pedagógico

Sistemas Biomédicos

O Tecnólogo em Sistemas Biomédicos é responsável por planejar, gerenciar, implantar e manter equipamentos clínicos e médico-hospitalares. Supervisiona e coordena equipes de manutenção e otimização do uso de equipamentos eletro-médicos. Assessora a aquisição, executa a instalação, capacita usuários de equipamentos e sistemas biomédicos, além de participar de equipes de pesquisa aplicada. Responsável também pela implantação e controle das normas de segurança dos equipamentos nos serviços de saúde, pode atuar em hospitais, policlínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares.

 

Coordenadora: Prof.ª Me. Michele Cristina Batiston

e-mail: michele.batiston@fatec.sp.gov.br

Horário Projeto Pedagógico

Gestão Empresarial (EAD)

O Curso de Gestão Empresarial - Processos Gerenciais na modalidade EAD - Educação a Distância na Fatec-SP tem a duração de 3 anos. Temos no ambiente o Mediador Online que dá o suporte necessário aos conteúdos e às atividades, bem como aplica as respectivas notas no processo avaliativo. Temos também os Mediadores Presenciais que têm uma agenda semanal para atendimento dos alunos com dúvidas nos conteúdos e, para isso, precisarão vir ao Polo-SP na Fatec Bauru.

 

Orientadora de Polo: Prof.ª Dr.ª Patricia Bellin Ribeiro

e-mail: patricia.ribeiro5@fatec.sp.gov.br

Gestão Hospitalar

 

O Tecnólogo em Gestão Hospitalar é um profissional capaz de gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde, adquirindo autonomia no processo de aquisição e disseminação do conhecimento para ser um agente multiplicador, apto a resolver questões internas e externas da organização e suas relações humanas, sociais e tecnológicas, além de contribuir para a inovação e melhoria de processos gerenciais, ao antecipar problemas, resolvê-los e, assim, poder minimizar custos e maximizar benefícios para instituições de saúde, dentro de perspectivas ética e sustentáveis.

Onde trabalhar

O Gestor Hospitalar está presente em praticamente todos os setores da saúde, empresas públicas ou privadas, clínicas, consultorias, terceiro setor, empresas especializadas em Gerenciamento e Tecnologia da Saúde.

O que o aluno estuda

Esse profissional gerencia diversas áreas dentro de hospitais, clínicas e instituições de saúde e para isso, o aluno adquire várias competências voltadas a gestão, tais como Gestão de Serviços Multiprofissionais, Gestão de Patrimônio e Materiais Hospitalares, Hotelaria Hospitalar, Sistema de Acreditação e Auditoria Hospitalar, Avaliação de Tecnologia em Saúde, Logística Hospitalar e Engenharia Clínica, complementadas por disciplinas básicas (Matemática, Comunicação Hospitalar e Inglês) e pela área de saúde, como Controle de Infecção Hospitalar e Epidemiologia.

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Projeto Pedagógico