LÂMINAS HISTOLÓGICAS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO

JULIANA CRISTINA, STEFANON ROSÂNGELA CAPUANO, TARDIVO BRUNA MAYARA BONATTO

Resumo


O laminário de histologia vegetal mostra em nível microscópico, proporcionando o desenvolvimento de um raciocínio crítico acerca do conteúdo apresentado, possibilitando ao estudante a visão dos processos de mitose, associado às aulas teóricas e ilustrações dos livros didáticos. Desta maneira, o objetivo do trabalho foi oferecer aos alunos uma experiência de ensino, por meio de um material didático despertando a curiosidade, e mostrando ao nível microscópico as fases da divisão celular. Buscou-se, avaliar se houve uma contribuição na melhor compreensão do conteúdo ministrado em aula teórica, enfatizando o uso do laminário histológico da cebola como material didático em metodologia de ensino em biologia. O público alvo foram os alunos de um Colégio Estadual, localizado no bairro Uvaranas, em Ponta Grossa – PR. O trabalho foi aplicado para o 1° ano do ensino médio, totalizando 19 alunos. O conteúdo foi abordado de maneira ampla, com auxilio de vídeo e imagens ilustrativas, em seguida, os alunos ilustraram através de um desenho a fase da Metáfase na Mitose, em dois momentos: o primeiro após a aula teórica e o segundo após a aula prática. Nesse estudo, pudemos observar que as aulas práticas apontaram uma melhor compreensão do conteúdo, complementando o conceito da Mitose na Metáfase explanado na aula teórica, pelo professor, tendo como base, o livro didático. Concluiu-se que as aulas práticas, utilizando-se lâminas histológicas, como instrumento didático-pedagógico, foi eficaz para a motivação dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulantes. 


Palavras-chave


Laminário histológico; ensino médio; mitose; divisão celular

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