Reflexões Introdutórias / Voluntariado: Estratégia Pedagógica Para O Desenvolvimento Local

Jefferson Jamarino Bernardes, Ediméia Maria Ribeiro de Melo

Resumo


Este artigo relata as reflexões introdutórias, desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA, introduzindo a temática abordada, a justificativa, os objetivos delineados e o referencial teórico que orientou a pesquisa, a interpretação de seus resultados e a proposição do produto técnico. No referencial teórico é apresentado um panorama geral do voluntariado, os aspectos específicos do projeto de voluntariado desenvolvido na Escola Estadual Carmélia Gonçalves Loffi e um breve histórico do ensino médio (EM) no Brasil, o cenário atual e a crise de atratividade e evasão neste nível de ensino. Com vistas à execução da avaliação do projeto, apresentam-se os resultados da pesquisa de metodologias de avaliação de projetos sociais e de sistematização de experiências. Por outro lado, aborda-se o projeto de voluntariado como um exemplo de estratégia pedagógica que contribui para o desenvolvimento local, por meio da adoção de uma inovação formativa que contribui para melhorar o desempenho escolar dos voluntários, assim como proporciona a eles atributos próprios ao protagonismo social.


Palavras-chave


Palavras Chave: Voluntariado. Ensino Médio. Protagonismo Social.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru