A Importância Das Brincadeiras Infantis Tradicionais Para A Aprendizagem Da Geografia

Ana Cristina Paquier Ventura, Graziella Ribeiro Soares Moura, Teresa Cristina Bruno Andrade

Resumo


A fragmentação do ensino escolar sem um planejamento interdisciplinar e a falta de brincadeiras tradicionais podem causar prejuízos na aquisição dos conceitos geográficos. Sendo assim, este estudo teve como objetivo evidenciar se a Educação Física escolar revela-se como um momento que produz benefícios para a aprendizagem da Geografia. Esta investigação realizou uma pesquisa de campo em que foi utilizado como instrumento um formulário de observação para as aulas dessa disciplina e uma pesquisa bibliográfica sobre a importância dos jogos para o ensino da cartografia. Frente aos resultados obtidos, buscou-se explanar parâmetros que possam contribuir com uma reflexão sobre as aulas de Educação Física, permitindo possíveis mudanças dessa prática.

 


Palavras-chave


Educação. Educação Física. Ensino de Geografia. Brincadeiras Tradicionais. Planejamento Interdisciplinar.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru