A RELAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DE JOGOS RPG’S, A INFERÊNCIA DAS APRENDIZAGENS POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS.

Claudio Bueno Henrique

Resumo


Este artigo tem como objetivo explorar as possibilidades de interação, comunicação e práticas em língua estrangeira por meio dos jogos RPG, especificamente voltada à língua inglesa.  O jogo RPG pode desenvolver alguns aspectos de língua estrangeira como interação entre personagens personalizados (avatares), possibilidades de dialogar, interagir e praticar o idioma. Foram analisados três jogos RPG – “Clash of clans”, “League of legends” e “Warcraft” – e comparados quanto às oportunidades de contato com a língua alvo favorecida em cada um deles visando esclarecer como as TDIC vêm se tornando importante para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Como objetivos específicos neste trabalho relacionaram: analisar a viabilidade dos jogos estudados; comparar as diferentes habilidades possíveis de aprendizagem de língua estrangeira para cada jogo analisado e verificar as interações de linguagem que os jogadores podem fazer durante a prática dos jogos em formato RPG. Durante o processo de pesquisa, trabalhamos com importantes teóricos como Bueno e Sabota (2015)  Hiuzinga (1971), Magnani (2008),  Peixoto e Sabota (2015), Vygotsky (1994, 1998) e Zagal (2010).


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru