TECNOLOGIAS EMERGENTES NO ENSINO À DISTÂNCIA: REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA E UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE CARDBOARD

José Eugênio de Mira, Luciane de Fátima Giroto, Alexandre Galvani, João Fernando Marar

Resumo


proposta deste artigo foi o início de uma investigação sobre possibilidades de uso das tecnologias emergentes: Realidade Aumentada e Realidade Virtual no processo de imersão no ensino à distância. Foram realizadas algumas experimentações com o dispositivo Cardboard, com o objetivo de coleta e manipulação de imagens, e a sugestão de algumas utilizações de forma interativa dos objetos de aprendizagem. Partiu-se da descrição da legislação pertinente, trazendo alguns elementos sobre as tecnologias estudadas e encerrando-se com a descrição e resultados das experimentações realizadas e propostas efetivas de utilização do Cardboard pelos docentes de ensino superior. As conclusões obtidas até o momento apontam para um modelo de baixo custo, fácil operacionalização e com boas possibilidades de proporcionar ao educando condições sensoriais de aprendizagem semelhantes à sala de aula física.


Palavras-chave


Educação à distância; Realidade virtual; Realidade aumentada; Tecnologias emergentes; Cardboard

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru