MONTEIRO LOBATO: DAS PÁGINAS AOS VIDEOGAMES

Dílson César Devides, Marcos André Teixeira, Michelle Mittelstedt Devides

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de descrever as semelhanças e diferenças encontradas nas adaptações dos jogos Sítio do Pica-pau Amarelo e Dona Benta em Apuros. Sabendo que embora esses jogos sejam de períodos diferentes a ideia de compará-los surgiu para que deixasse clara a importância das obras literárias para os jogos. Ao passo em que são adaptadas essas obras literárias para jogos, ao jogar, é perceptível para o jogador que por meio das ações realizadas pelo personagem no jogo são encontrados indícios das histórias contidas nos livros. Para que fosse possível realizar esse tipo de comparação entre os jogos foi necessária a utilização de um computador e um software que realizasse a simulação de um console Master System, para que assim fosse realizada a comparação o mais próximo que se tinha para a época. De acordo com os estudos realizados foram encontrados indícios de que o jogo Sítio do Pica-pau Amarelo de certa forma é um jogo que sofreu algumas adaptações, porém manteve pequenas passagens que se encontram nos livros Reinações de Narizinho, O Saci e Caçadas de Pedrinho se utilizando dessas para o desenvolvimento do jogo. O jogo Dona Benta em Apuros já versa por outro caminho em que o desenvolvedor visa a utilização dos personagens que são bem conhecidos, porém não se prende às histórias e contos dos livros. Assim como esses jogos podemos encontrar vários outros que foram inspirados ou baseados em livros, o que futuramente podem vir a ser estudados.


Palavras-chave


Adaptações; Videogames; Pica-pau Amarelo; Dona Benta; Comparação

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru