EDUCAÇÃO POLITÉCNICA E O ENSINO DA SOCIOLOGIA NOS CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS

ANDRESSA SILVERIO TERRA FRANÇA

Resumo


O objetivo do trabalho é analisar o papel da Sociologia  nos cursos de ensino superior tecnológico, a partir do conceito de politecnia. Após a década de 1990, a Educação Profissional e Tecnológica passou por uma grande reestruturação e expansão no país, a  disciplina    ganhou  novos  espaços  e tornou-se obrigatória nesta modalidade de ensino. Sendo assim, as questões que indagamos aqui são as seguintes: Qual o lugar das ciências sociais, e mais especificamente da sociologia na educação profissional e tecnológica? Que saberes são ensinados e com quais objetivos? Parte-se do pressuposto de que a inclusão da disciplina nos currículos de ensino tecnológico pode representar um avanço nas políticas públicas de educação profissional no país, já que  concomitante à formação técnica especializada propicia a possibilidade de formar integralmente os educandos,  tanto do ponto de vista social, como humano e ético, unindo trabalho manual e trabalho intelectual.


Palavras-chave


Ciências Humanas e Sociais. Ensino de Sociologia. Educação Tecnológica. Politecnia.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru