DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - A WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: os games como atrativos nos cursos on-line

João Alberto Prado Martin

Resumo


Este trabalho tem como objetivo demonstrar como as ferramentas da Web 2.0 podem auxiliar na consolidação da Educação à Distância como uma possibilidade na democratização da Educação Superior. Para isso, parte do princípio de que a Educação é um direito humano, um bem público e social, tal qual é previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1984, acentuado no artigo 205 da Constituição Federal do Brasil e defendido pelo especialista em Educação Superior, Dias Sobrinho. Em seguida apresenta uma revisão da literatura relativa aos Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação e utilização das ferramentas da Web 2.0 - M-learning, games, redes sociais, mídias áudio /vídeo - e sua aplicação na Educação Superior por meio de um estudo de caso junto ao Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) do município de Itapetininga-SP, com alunos de diferentes cursos oferecidos na modalidade Educação à Distância vinculados a diferentes instituições públicas de ensino superior. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a Educação à Distância, por intermédio das ferramentas da Web 2.0, tem auxiliado as Instituições de Ensino Superior na realização de sua missão de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, e, também, cidadãos para a democratização da sociedade e construção de um mundo mais justo e igual para todos.

Palavras-chave


Educação a Distância; Democratização da Educação Superior; Ferramentas da Web 2.0

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru