GESTÃO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM ÊNFASE EM METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM

Ana Carolina Manfio Bráz, Leandro Mateus Bráz, Thales Guilherme Oliveira Gonçalvez

Resumo


Assim como a sociedade tem sofrido mudanças, o ensino-aprendizagem também passa por grandes transformações, portanto as metodologias ou práticas pedagógicas devem ser eficazes, e assim garantir que este processo seja realizado, para formação ética e moral do ser humano. Pensando que as práticas docentes, deveriam evoluir na mesma velocidade que a sociedade evolui, surgem as metodologias ativas, que são ferramentas capazes melhorar as práticas docentes e assim garantir a aprendizagem. O ensino da química, bem como, o da educação física, são componentes que fazem parte do currículo do estado de São Paulo, e enfrentam grandes dificuldades, como precariedade ou falta infraestrutura, deficiência na aquisição de material didático pedagógico, apatia ou resistência dos alunos quanto ao componente. Assim o objetivo do estudo é realizar uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre métodos de ensino-aprendizagem, que podem ser aplicáveis ao ensino da Química e da Educação Física nas escolas públicas estaduais de São Paulo.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem; Metodologias Ativas; Práticas Docentes; Ensino da Química; Ensino da Educação Física

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru