A Perspectiva da gestão escolar participativa para os gestores das escolas técnicas do ABC

André Luis da Silva, Carlos Takashi Konaka

Resumo


A gestão escolar tem a funcionalidade de proporcionar a organização do corpo docente (professores) e do corpo discente (alunos), além de lidar com o funcionamento da unidade escolar em geral para garantir o serviço apropriado. Com base nesta afirmação, o objetivo deste artigo propôs identificar a importância da gestão escolar participativa para os gestores das escolas técnicas da região do ABC. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, trata-se de uma pesquisa de campo. Sendo assim, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista virtual de forma estruturada com perguntas de múltipla escolha, que foram direcionadas aos gestores da escola técnica Centro Paula Souza no ano de 2018, a fim de descobrir se os gestores possuem o conhecimento para, além de lecionar, gerenciar seus colaboradores. Por meio dos resultados encontrados, observa-se que nem todos os gestores entrevistados possuem a habilidade necessária para gerenciar, diferenciando muito das respostas da maioria dos respondentes, reduzindo assim, a eficiência da gestão escolar.

 

Palavra-Chaves: Gestão de pessoas, Gestão escolar, Gerenciamento.


Palavras-chave


Educação

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru