A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS, EM ESPECIAL APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS QUE POSSIBILITA A VIVÊNCIA DE COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS

Valeria Guedes Caruso, Silvia Regina Guberovic

Resumo


O trabalho analisa a ocorrência de correlação entre a aprendizagem acadêmica por metodologias ativas estimulando o desenvolvimento de competências requeridas em atividade profissional. Quando a pratica de sala de aula ocorre por metodologias ativas, no caso aprendizagem baseada em projetos, o desempenho dos alunos promove o “desenvolvimento” de competências significativas para a atividade laboral.  O método empregado foi o de pesquisa qualitativa, explanando sobre o desempenho acadêmico de alunos de cursos de bacharelado e tecnológico em atividade interdisciplinar. E embasamento em conceitos que a profissão docente implica em estar atenta a reflexão constante de sua ação e no compromisso de que é necessário trabalhar o aprendizado dos discentes, estimulando a evolução de competência técnicas e comportamentais para a vida que se apresenta no século 21.


Palavras-chave


competências individuais do século 21. compromisso profissional. avaliação indicadores.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru