ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUANTES EM TAIS ANOS

Fabricya Jeremias Silveira, Anna Rebeka Oliveira Ferreira, Marcio Fraiberg Machado.

Resumo


O ensino de Ciências sempre esteve presente no currículo escolar, contudo, nem sempre em todos os níveis escolares (BRASIL, 1997). O que era considerado necessário apenas às séries “ginasias”, atual Ensino Médio, hoje é parte integrante do currículo escolar em todos os níveis da Educação Básica, inclusive Educação Infantil. Tal ensino, desde a mais tenra idade, contribui para a compreensão da sociedade em que o indivíduo se encontra. O objetivo geral da pesquisa é realizar um levantamento bibliográfico acerca da Alfabetização Científica nos primeiros anos escolares. Através dele, pretende-se verificar a contribuição de espaços não formais para tal processo e a importância da formação continuada de professores para que a mesma seja concretizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa através de artigos publicados entre os anos de 2013 a 2017 disponíveis nas bases de dados SCIELO, CAPES e Google Acadêmico. Ademais, utilizou-se documentos legais como UNESCO (2014) e PCN (1997). O resultado obtido através da pesquisa é o processo de Alfabetização Científica como essencial ao indivíduo, pois contribui para o pensamento lógico, seja em fatos cotidianos ou científicos, além de desenvolver cidadãos envolvidos e transformadores da sociedade. Concluiu-se ser necessário a formação continuada de professores, principalmente atuantes nas séries iniciais, para que tal processo seja eficiente e interdisciplinar. Além disso, vê-se essencial que novas pesquisas sejam realizadas e que mais professores se engajem na constante renovação da Ciência.


Palavras-chave


Alfabetização Científica. Espaço não formal. Formação de Professores

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ISSN 2238-3948

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