DISCURSOS DA INFORMAÇÃO EM (RE)FORMULAÇÃO NA ATUALIDADE: O UNIVERSO MIDIÁTICO CONSTRUÍDO NA ERA DAS FAKE NEWS E DA PÓS-VERDADE

Ana Márcia Ruas de Aquino, Carla Roselma de Athayde Moraes, Daniela Imaculada Pereira Costa

Resumo


RESUMO

Esta pesquisa tem como tema apresentar o advento, nas redes sociais, do conteúdo fake, observando-se o protagonismo dos personagens sociais e midiáticos e a difusão de crenças, valores e desejos resultantes da atividade humana. Objetiva-se demonstrar como vem sendo cada vez mais usual a presença da pós-verdade, produzida pelas instâncias midiáticas, políticas, religiosas, ou em nome delas, e aceita pela instância cidadã. Será empreendida uma revisão bibliográfica acerca do que se veicula teoricamente sobre fake news e pós-verdade na internet, sobre racionalidade subjetiva, de Charaudeau (2007), discursos das mídias, de Charaudeau (2015), e a história da mentira, de Derrida (1996), entre outros. Constatam-se especificidades do cenário da máquina midiática e dos lugares de construção dos sentidos, a partir dos fenômenos sociais em que se denotam questões como protagonismo, fake news e pós-verdade. Conclui-se que a “realidade/verdade” posta da sociedade está pautada em informações construídas, que são aceitas como “mentiras confortáveis”, em detrimento das “verdades inconvenientes”, dentro do universo da informação, na era da pós-verdade.


Palavras-chave


Discursos da informação; Fake news; Pós-verdade

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru