Evasão no Ensino Superior: uma pesquisa numa IES do ensino privado

Prof Ademar Felipe Fey, Prof Karina de Castilhos Lucena, Prof Valéria Nagali da Silva Fogaça

Resumo


RESUMO

O  impressionante crescimento do ensino superior privado no Brasil contrasta com o alto índice de evasão neste segmento da educação. Embora a evasão não seja privilégio do ensino privado, pois ocorre também no ensino público, é nele que encontramos o maior índice. Por representar perda econômica, não só para as instituições de ensino superior (IES), mas também para o país, além de retirar o aluno da disputa por melhores colocações no mercado, o estudo sobre este tema tem crescido no Brasil. Neste trabalho iremos, a partir de uma amostra de dados dos alunos da Faculdade de Tecnologia de Caxias do Sul, corroborar ou refutar as principais causas de evasão encontradas em artigos realizados no Brasil acerca desse assunto. O estudo aludido foi feito a partir de artigos publicados a partir do ano 2000, tendo em vista a ausência quase total de livros publicados nesta área. Este artigo t enciona, portanto, levantar as causas de evasão na instituição indicada e compará-la com as causas em nível nacional e, a partir daí, sugerir ações que reduzam o índice de evasão, mantendo o aluno estudando na instituição e procurando entregá -lo ao mercado  com qualificação e num menor prazo possível. Cabe destacar que em função da redução dos índices de crescimento das IES ocorrida nos últimos anos, segundo dados do INEP de 2009, este trabalho se reveste de importante relevância para o equilíbrio financeiro  das instituições que sofrerão concorrência cada vez maior, pela citada redução na expansão do mercado educacional do ensino superior brasileiro.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior brasileiro. Evasão.  Instituição  de ensino  superior.  Qualificação. Mercado  de trabalho.

 

ABSTRACT

The impressive growth  of private higher education  in Brazil  contrasts with  the high  dropout rate  in this segment  of education. Although avoidance is not a privilege of private education, as also occurs in public education, it is found thatthe highest rate. By representing economic loss, not only for higher education institutions, but also for the country, may remove the student from competition for the best placements in the market, the  study of the issue has grown in Brazil.In this work we will, from a data sample of students in the  Faculty of Technology of Caxias do Sul, corroborate or refutethe main causes of avoidance found in articles written  about this  subject  in Brazil. The study alluded to was made  from articles  published from  2000 in view of  the almost total absence  of books  published in this area.  This article  therefore intends to  raise  the causes of  dropout  in the institution  indicated and  compare it  with the causes  at the national leveland, from there, suggest actions that reduce the dropout rate, keeping the student studying in the institution and trying to  deliver it  the market with  a  qualification and  as soon as possible. Should be noted  that due to the  reduced rates ofgrowth of IES within the last year, according to the INEP, 2009, this work is of major importance to the financial stabilityof the institutions that will suffer increased competition, by the aforementioned reduction in the expansion educational market in brazilian higher education.

KEY WORDS: Brazilian higher education. Dropout. higher education institution. Qualification. job market

 


Palavras-chave


Ensino superior brasileiro; Evasão; Instituição de ensino superior; Qualificação; Mercado de trabalho; Brazilian higher education; Dropout; higher education institution; Qualification; job market;

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru