EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: AS REFORMAS DO ENSINO PROFISSIONAL NO PERÍODO DE 1930 A 2014.

Altair Oliveira Galvão

Resumo


Políticas públicas são as ações desenvolvidas pelo poder público, com a finalidade de efetivar os princípios estabelecidos no texto constitucional e em leis que a ele se seguem. No caso do Brasil os direcionadores das políticas educacionais estão formulados em várias fontes legais que regulamentam o seu funcionamento, fontes estas que foram sendo alteradas no decorrer do tempo. Desde a redemocratização do país, a educação adquiriu novos valores, tornando-se um direito universal dos brasileiros: direito de todos e dever do Estado e da família. Um aspecto do discurso educacional contemporâneo é que a educação produz o desenvolvimento da economia e também do país, ou seja, o conhecimento promovendo o mercado. Sob esta ótica, este artigo visa analisar as Reformas do Ensino Profissional de Nível Médio, buscando identificar os resultados destas para a população, no que tange a propiciar uma educação igualitária a serviço de todos e uma maior igualdade social.


Palavras-chave


Educação Igualitária. Ensino Profissional. Reforma do Ensino Técnico.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru