UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DO BOTICÁRIO

Anailton de Souza Gama, José Carlos Avalos Jara

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os procedimentos semióticos presentes na propaganda da Empresa Boticário para o dia dos namorados no ano de 2017. Dentre os procedimentos semióticos, procura-se analisar como um texto visual trata do texto verbal, isto é, como se dá o semissimbolismo num texto sincrético e como se articulam os aspectos visuais no decorrer da narrativa desenvolvida na propaganda. Os pressupostos metodológicos estão firmados nas bases teóricas da Semiótica Discursiva de origem francesa. O artigo propõe analisar o plano semissimbólico que se relaciona com o plano do conteúdo e o plano de expressão dando maior atenção às imagens e figuras da construção textual. Usamos principalmente as abordagens semióticas realizadas por Greimas (1976) e Barros (1997), dentre outros. É importante destacar que a estratégia de marketing utilizada pela Campanha Publicitária de O Boticário é voltada para uma relação intimista entre enunciador e enunciatário. Os recursos utilizados pelo enunciador (O Boticário) levam a verossimilhança do discurso a ser aceita pelo enunciatário (público) como verdadeiro, a partir do acordo tácito, “em confiança”, que se instaura entre eles no discurso.


Palavras-chave


Ensino

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru