A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM PROFISSIONAL PERANTE O MERCADO DE TRABALHO

Amanda Cauane Moura, Erika Araujo Arruda, Marina Codo Andrade Teixeira, Valdite Pereira Fuga

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar a influência que as redes sociais possuem no setor de Recursos Humanos (RH), tanto na área de Recrutamento e Seleção como ferramenta para advertências, ou em casos extremos, podendo acarretar rescisão de um contrato de trabalho. Aborda, também, a percepção que os usuários possuem em relação a seu comportamento digital e seu impacto em sua trajetória profissional. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativo-quantitativo, valendo-se de questionários respondidos por profissionais de RH e usuários de redes sociais, disponibilizada no LinkedIn e Facebook para coleta de dados. Os resultados revelam que as empresas usam as redes como ferramentas complementares nas decisões. Quanto aos usuários, a maioria se mostrou preocupada com a imagem que seu perfil pode transmitir a seus seguidores. Entretanto, ainda há uma parcela que não acredita, ou não se importa com a exposição de sua vida. Daí a importância do estudo, que visa compreender a influência que estas possuem na imagem profissional.

Palavras-chave


Redes Sociais; Percepção; Usuários; Recrutamento e Seleção; Influência.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru