UM ESTUDO SOBRE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE RECURSOS HUMANOS EM UMA FACULDADE PÚBLICA DO ALTO TIETÊ

Jhonatan Pereira Costa, Gerson Gonçalves Silva, Janaina Paro Abussanra

Resumo


A Gestão de Recursos Humanos é uma área de estudo que busca formar profissionais capacitados para gerenciar, motivar, desenvolver e liderar pessoas a partir de um trinômio entre estratégias, técnicas e procedimentos. Porém, para o referido profissional não é exigido somente o domínio teórico para executar as tarefas e lidar com as pessoas, mas também o domínio das habilidades emocionais dos próprios gestores, que se torna imprescindível em virtude da responsabilidade e complexidade das funções e por exercer relações entre os colaboradores e a empresa. Mediante isso, este trabalho tem por objetivo principal evidenciar o desenvolvimento da Inteligência Emocional na formação dos alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos em uma Faculdade Pública no Alto Tietê. Quanto à metodologia, aplicou-se um questionário seguido por uma análise quantitativa e qualitativa, exploratório e descritivo. A justificativa baseia-se pelo fato de o Gestor de Recursos Humanos ser um líder que gerencia pessoas que são constituídas de emoções. A estratégia de pesquisa utilizada foi um levantamento para as obtenções de conclusões correspondentes aos dados coletados. (GIL,2010); por meio de um questionário de própria autoria para diagnosticar se durante a formação dos alunos as habilidades da inteligência emocional foram trabalhadas. O instrumento de coleta é composto por questões relacionadas a aplicação destas habilidades durante a formação dos alunos. Os resultados apontam que os alunos estão se formando parcialmente inteligentes emocionalmente, por isso as faculdades e universidades precisam se adaptarem as novas demandas do mercado e buscar desenvolver as habilidades da inteligência emocional em sua totalidade durante a graduação dos alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos.

Palavras-chave


Recursos Humanos; Desenvolvimento; Inteligência emocional; Liderança.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru