PROJETO HORTA E FUNGICULTURA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE MOGI DAS CRUZES E SUZANO, COM AVALIAÇÃO DE SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, NUTRICIONAL E AMBIENTAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS

Fernanda da Silveira Bueno, Pedro Luiz Frare Junior, Letícia Tavares de Carvalho Rédua

Resumo


O Projeto Horta nas Escolas teve início em 2014 na cidade de Mogi das Cruzes após a realização de um convênio entre a Secretaria da Educação desse Município, a FATEC de Mogi das Cruzes e a Fundação Mokiti Okada. Sob a coordenação da professora Me. Fernanda Silveira Bueno, o Projeto Piloto obteve grande repercussão e devido ao sucesso obtido, em 2015, o projeto foi estendido a novas escolas. Foram desenvolvidas pesquisas científicas para avaliação do impacto das atividades na educação nutricional e ambiental da comunidade escolar. Em 2017, o Projeto foi implantado na cidade de Jacareí e teve a inclusão da Fungicultura. Este estudo tem por objetivo apresentar a evolução do Projeto e seus impactos na nutrição, na mudança de atitudes em relação ao comportamento escolar e para a preservação do ambiente, nos ambientes escolar e comunitário. Para tanto foram estudados, com base em análises estatísticas envolvendo métodos quantitativos e qualitativos, os questionários propostos a todos os envolvidos no projeto, para que pudéssemos entender a extensão dos impactos mencionados.

Palavras-chave


Agricultura Orgânica, educação infantil, sustentabilidade, combate à desnutrição.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru