O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS

Patrícia Santos Carvaho Silva, Tatiana Barreto de Góis, Maria Marleide Teixeira da Silva

Resumo


O presente estudo tem como objetivo discorrer sobre o Trabalho do AssistenteSocial nas Escolas, e pretende mostrar qual é a importância da inserção do profissional nomeio escolar, os motivos que levam a sua necessidade de compor o quadro da equipemultiprofissional. Este estudo foi realizado através de uma análise e interpretação deconteúdos vindos de livros, brochuras, periódicos e por isso este trabalho se qualifica comopesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo. O estudo faz uma abordagem analítica sobre aarticulação dos meios de convívio dos alunos tendo como objetivo saber de que maneira sereflete no ambiente escolar, por ser a educação um direito social que deve ser garantido e é nofazer cumprir com estes direitos que temos o Assistente Social, por estar coberto pelo códigode ética e pela lei Orgânica de Assistência Social 8.742 que possui as atribuições necessáriasao exercício. Com o trabalho em rede em conjunto com os demais profissionais do corpoescolar e através de visitas, ausculta qualificada e entrevistas é que se pode estudar qual amelhor forma de se trabalhar com cada questão que foi apresentada se configurando uma fugado pragmatismo. Existem ainda as instituições que são de grande importância, sendo atravésdelas que se realizam as políticas públicas, tendo então a rede com diversas atuaçõessimultâneas na busca de um objetivo comum que é intervir sobre as diversas faces da questãosocial.

Palavras-chave


Assistência Social em escolas. Trabalho em rede. Questão social.

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ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru