MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: uma contribuição da tecnologia computacional

Prof Graziella Ribeiro Soares Moura, Prof Roberta Ribeiro Soares Moura Padoan, Prof Talita Ribeiro Soares Moura

Resumo


RESUMO

As tecnologias vêm invadindo o cenário educacional. Inúmeros materiais tecnológicos como softwares, CDs, DVDs adentraram o mercado com o intuito de modernizar o processo de ensino e aprendizagem escolar que podem ir além dos tradicionais quadro-negro e giz. Há de se considerar que o computador configura-se como uma poderosa ferramenta de estímulo e motivação para o processo de ensino e aprendizagem da  matemática. Estudos indicam que esta disciplina parece um pouco penosa para muitas crianças e um recurso tecnológico pode auxiliar consideravelmente no prazer dos estudantes em aprender matemática. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi elaborar um material didático por meio do uso da tecnologia computacional para auxiliar o aprendizado da matemática de estudantes do ensino fundamental. Os procedimentos metodológicos foram os seguintes: as autoras reuniram seus conhecimentos específicos (respectivamente  em Pedagogia, Ciência da Computação e Arquitetura) e desenvolveram um material didático computacional com atividades matemáticas para alunos de 7 a 8 anos. Este material contém atividades diversificadas de matemática que desenvolvem capacidades como: memória, atenção, cálculo mental, raciocínio, cálculos aritméticos, relações aditivas e multiplicativas, todas de forma lúdica e prazerosa. O resultado mostra que as atividades constantes deste material podem auxiliar os professores ao ensinar matemática e os alunos a aprender os conteúdos, pois resultam em exercícios com desenhos coloridos e estímulo lúdico que chamam a atenção das crianças.

Palavras-chave: Educação matemática. Aprendizagem matemática. Atividades matemáticas. Tecnologia de ensino.

ABSTRACT

The technologies come invading the educational scene. Innumerable technological materials as softwares, CDs, DVDs adentraram the market with intention to modernize the process of education and pertaining to school learning that can go beyond traditional the blackboard and chalk. It has of if considering that the computer configures itself as a powerful tool of stimulaton and motivation for the education process and learning of the mathematics. Studies indicate that this disciplines seems a little difficult for many children and a technological resource can assist considerably in the pleasure of the students in learning mathematics. In this direction, the objective of this study was to elaborate a didactic material by means of the use of the computational technology to assist the learning of the mathematics of students of basic education. The  methodological  procedures had been the following ones: the authors had congregated its knowledge specific (respectively in Pedagogy, Computer Science and Architecture) an d had developed a computational didactic material with mathematical activities for pupils of 7 the 8 years. This material contains diversified activities of mathematics that develop capacities as: memory, attention, mental arithmetic, arithmetical reasoning, calculations, relations additives and multiplication, all of playful and pleasant form. The result sample that the constant activities of this material can assist the professors when teaching mathematics and the pupils to learn the contents, therefore results in exercises with colorful drawings and playful stimulaton that call the attention the children.

KEY WORDS: Mathematics education. Learning mathematics. Mathematical activities. Technology education.


Palavras-chave


Educação matemática; Aprendizagem matemática; Atividades matemáticas; Tecnologia de ensino; Mathematics education; Learning mathematics; Mathematical activities; Technology education;

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru