O ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL NO CURSO DE PROEJA DA UTFPR – CAMPUS PONTA GROSSA: um estudo de caso

Prof Julia Margarida Kalva, Profª Mª Adriane de Lima Penteado

Resumo


RESUMO

Esta pesquisa visa apresentar uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos, no contexto do ensino da língua inglesa, especificamente, o de Inglês instrumental. O trabalho de pesquisa foi realizado no   Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com o objetivo de verificar se o ensino de Inglês Instrumental aplicado no curso de eletroeletrônica modalidade PROEJA do campus Ponta Grossa está de acordo com as expectativas dos alunos, assim como analisar se a disciplina atende as necessidades dos alunos com relação ao mercado de trabalho.  A análise dos dados coletados por meio de questionários foi caracterizada por uma abordagem predominantemente qualitativa, de natureza descritiva. A pesquisa realizada permitiu constatar que a maioria dos alunos considera o ensino de Inglês instrumental útil, tanto para seus estudos durante o curso quanto para o mercado de trabalho, pois a disciplina prioriza assuntos, textos e habilidades, com os quais eles irão se deparar tanto durante quanto após o curso.

PALAVRAS- CHAVE: Educação. Educação de Jovens e Adultos. Língua Inglesa

ENGLISH FOR SPECIFIC PURPOSE IN THE PROEJA COURSE AT UTFPR CAMPUS PG: a case study

ABSTRACT

This research aims to present some ideas about young and adult education, in the  teaching language context, specially talking about the English for Specific purpose. The research took place at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná-  campus Ponta Grossa, aiming to verify if English for Specific purpose, that has been taught in  the PROEJA course, fills the necessities of the students regarding to the English subject, as well as, analyze the if the subject prepares the student for the labor market, considering that a new approach has been applied: the English For Specific Purpose.  The analysis of the collected data was done through an approach, mostly qualitative and descriptive. The research showed that most of the students really think that the English For Specific Purpose helps them as for the studies as for the labor market, because the subject focus on texts and skills they will probably need in the future for their jobs.

KEY WORDS: Education. English language. Young and Adult Education


Palavras-chave


Educação; Educação de Jovens e Adultos; Língua Inglesa; Education; English language; Young and Adult Education;

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru