Edições anteriores

2016

v. 5, n. 1 (2016)

Iniciamos mais um ano, e como esperado, publicamos o 5º  volume da Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura (ReHuTec), da Faculdade de Tecnologia de Bauru.

Nesta edição fomos contemplados com 16 artigos e uma resenha, sendo estes de diferentes instituições e cantos de nosso país, o que tem consolidado nossa revista como um periódico nacional.

Como sempre, o tema educação tem sido o escopo de nosso trabalho.  Diante do grande desafio de tratar a educação brasileira, e suas múltiplas facetas, aduzimos artigos que tecem considerações para a sala de aula, entre elas: educação e ensino da matemática no ensino fundamental; a importância de letramento na formação do cidadão de ontem, de hoje e do futuro; a relação entre o livro didático e o ensino de gramática da língua portuguesa. Reflexões sobre o ensino da oralidade na disciplina da língua portuguesa, a qual deve ser incluída no currículo assim como é a escrita. Uma análise do uso de leitura de literatura de massa na sala de aula através do estudo de Agatha Christie; um estudo do ensino de literatura no ensino médio das escolas brasileiras.  A influência reciproca entre História em Quadrinhos (HQ) e suas adaptações em filmes. Um estudo sobre a influência da mulher e sua sedução dentro da literatura, cinema e televisão. O envolvimento das crianças com o consumo e os meios de comunicação e como essas relações modernas modificam e constroem um novo tipo de pensamento e comportamento.

Letramento digital, redes sociais virtuais, blogs, wikis, MOOCs e EaD também estão presentes nos artigos que analisam um novo dinamismo no processo ensino aprendizagem através da adoção de tecnologias em práticas pedagógicas e o impacto que as tecnologias tem no contexto educacional. Uma análise da teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e sua relação no ensino à distância. O surgimento do gênero “fanficcional” com o advento da internet e como este pode ser utilizado em sala de aula, principalmente no ensino de língua estrangeira.

Para não fugir de seu caráter multidisciplinar, este quinto volume traz ainda artigos que abordam a influência da telenovela no Brasil; a percepção do ver e não ver e um pouco de economia através do estudo da globalização e da ideologia do neoliberalismo na América Latina no século XX.

A todos uma ótima leitura.

 

Ana Carla Lanzi Ciola


2013

Capa da revista

v. 3, n. 1 (2013)

Dezembro 2013


2011

Capa da revista

v. 1, n. 2 (2011)

Volume 1, Numero 2 de 2011

1 a 7 de 7 itens    


ISSN 2238-3948

Faculdade de Tecnologia de Bauru